sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Tamanho


Hoje não vou lhes mostrar só uma frase,e sim uma pequena parte de um livro que li nessas férias.

“A criança, que em geral está familiarizada com o espanto, diz :papai, o que existe em cima do céu?E o pai diz: a escuridão do espaço. A criança: o que existe depois do espaço?O pai: a galáxia.A criança: depois da galáxia?O pai: outra galáxia. A criança: depois das outras galáxias? O pai: ninguém sabe.
Está entendendo?O tamanho nos derrota. Para o peixe, o lago onde ele vive é o universo. O que pensa o peixe quando é puxado pela boca por um gancho prateado, nos limites da existência, e penetra num novo universo onde o ar afoga e a luminosidade é uma loucura azulada?(...)
A ponta do lápis não é sólida; é composta de átomos que giram e rodopiam como um trilhão de diabólicos planetas. O que nos parece sólido é apenas uma rede de coisas soltas, mantidas juntas pela gravidade.Vistas na sua real dimensão, as distâncias entre esses átomos podem se tornar quilômetros, abismos, eternidades.Os próprios átomos são compostos de núcleos com prótons e elétrons girando em torno deles.(...)sugerir um término é o único absurdo que existe.
Se você recuasse para o limite do universo, será que encontraria uma cerca de madeira dizendo SEM SAÍDA?Não.Talvez você encontrasse algo duro e arredondado, como o pintinho deve ver o ovo do seu interior.E se você atravessasse a casca beliscando (ou encontrasse uma porta), não poderia jorrar, nesses confins do espaço, uma incrível luz torrencial através da abertura?Você não poderia olhar por ali e descobrir que todo o universo é apenas parte de um átomo numa camada de relva?(...)
Pense em como essa idéia das coisas nos torna pequenos, pistoleiro!(...)qual deve ser a natureza de um tal Deus?Onde ele vive?Como é possível viver além do infinito?
Imagine a areia do deserto de Mohaine, que você cruzou para me encontrar, e imagine um trilhão de universos - não mundos, mas universos –encerrados em cada grão daquele deserto; e dentro de cada universo uma infinidade de outros.(...)
Tamanho, pistoleiro... tamanho...”

A Torre Negra vol.I
O Pistoleiro
Stephen King

Não vou comentar mais nada, pois Stephen King já falou muito.Pensem, simplesmente pensem.Recomendo o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário