quinta-feira, 9 de abril de 2009

Liberalismo, Socialismo, Humanismo

Vocês se lembram de quando falei daquela Comunidade do Orkut do George Orwell e daquele Tópico “O que vocês acham do Capitalismo?”?Pois é, ainda estou discutindo lá, principalmente com um cara, o Henrique, que defende o liberalismo com todas as forças, a gente quase se espanca lá, mas educadamente, é claro.hahahahha
Bom, outro dia ele me perguntou qual era a minha “solução”, já que eu criticava tanto o liberalismo.Não que eu seja socialista.
Hoje respondi a pergunta dele e acho interessante colocar a minha resposta aqui.
“Acho preguiça um pessoa ter que escolher entre socialismo e liberalismo, sendo que ambos têm defeitos.A não ser que a pessoa não enxergue esses defeitos, aceite esses defeitos, ou simplesmente não os encare como defeitos.
Caso contrário, as pessoas deveriam refletir, imaginar, criar uma nova forma de política, ou algo parecido.
Para fazer isso, acho que as pessoas deveriam analisar cada um, liberalismo e socialismo.
Eu acho que a Revolução Francesa tinha ideais lindos, Liberdade, Fraternidade, Igualdade.Mas todos eles foram realmente aplicados com o liberalismo?
Vejamos...ninguém pode discordar que a Liberdade está na Economia, pois com o liberalismo não há intervenção estatal nela.A Igualdade está nas leis, as leis valem para todos.E a Fraternidade...não faço a menor ideia de onde tenham enfiado ela!
Bom, sem intervenção estatal na economia, é muito mais fácil um explorar o outro, pois não há um salário mínimo estabelecido.
E, a teoria das leis para todos é linda, mas estamos cansados de ver que quem tem dinheiro (no liberalismo) não fica preso por muito tempo, por mais coisas erradas que tenha feito.
Agora vamos analisar o marxismo.Continuo com os ideais da Revolução Francesa, pois, como já disse, acho que são muito lindos.
Há igualdade na distribuição da renda.Não há liberdade, nem fraternidade.
E essa Igualdade na distribuição de renda contêm erros, quer dizer, o Estado distribui igualmente para todos mas ele acaba sendo privilegiado, então essa “Igualdade” não é tão igual.
Eu acho, que o ideal é colocar a Fraternidade no âmbito da Economia, cada um recebe o que precisa receber. Por exemplo, um padeiro tem três filhos para sustentar, enquanto um médico só tem que sustentar a si mesmo.O justo é o padeiro receber mais do que o médico, afinal, ele precisa mais.E cada um recebe o que precisa fazendo o que gosta, ou seja, todos os trabalhos são valorizados.
Se todos os trabalhos fossem valorizados, acho que existiriam mais professores, afinal, professor não é uma profissão muito valorizada aqui no Brasil, mas é muito importante.Isso traria uma educação muito melhor.E o progresso é a consequência da educação.Além dos salários serem distribuídos fraternalmente, as terras também deveriam ser.Continuando a falar da educação, esta também traria a verdadeira liberdade, que, para mim, é uma pessoa ser livre para pensar o que quiser.Poder se vestir como quiser, sem ter que obedecer tendências se não quiser, e não ser julgada por isso.Poder se expressar como quiser, poder criticar o que para ela está errado, sem ser repreendida.E poder defender seus direitos.A Igualdade, como no liberalismo, deveria continuar nas leis, mas como as pessoas ganhariam o que precisam, não haveria corrupção no sentido de pessoas ricas não ficarem presas, porque ninguém seria rico, mas todos viveriam bem, pois não faltaria nada a ninguém.
Eu sei que o que eu imagino é difícil, e talvez não dê certo, quer dizer, como saber quanto dinheiro cada um precisa?Com certeza algumas pessoas mentiriam e diriam que têm milhões de filhos quando realmente não têm nenhum, e receberiam mais dinheiro.Seria preciso fiscalizar isso, muito bem fiscalizado.Isso é possível?Sim, e muito difícil também.
Acho que eu deveria chamar isso de Humanismo, não é bem mais humano que o Socialismo e que o Liberalismo?”
Para algumas pessoas, e tenho quase certeza que para o Henrique, essa fiscalização pode tirar a liberdade das pessoas.Para umas pessoas pode até parecer uma ditadura.O que eu imaginei, sei que tem defeitos, talvez seja utopia, talvez seja impossível numa sociedade que vive da corrupção.Mas até que é uma ideia boa não?
E é isso aí, é o que eu acho.E o que você acha?

Um comentário:

  1. Parabéns, Yvee!!!
    O seu pensamento pode mudar o mundo!
    E é de jovens corajosos para assumirem suas opiniões, mesmo que diferentes da maioria, que precisamos para fazer a diferença e provocar mudanças, através de nossas ações no mundo!
    Concordo plenamente com a sua Sociedade Humanista.
    Quem dera os políticos e poderosos lessem seu blog...
    Aprenderiam muito com você!

    ResponderExcluir